terça-feira, 25 de julho de 2017

“Belaventura”, nova novela da Record

Bernardo Velasco, Rayanne Morais, Adriana Birolli e Eri Jhonson em "Belaventura" (Foto: Munir Chatack/Record) Bernardo Velasco, Rayanne Morais, Adriana Birolli e Eri Jhonson em “Belaventura”
(Foto: Munir Chatack/Record/Montagem)
Nova novela das 19h30 da Record, “Belavantura” estreia nesta terça-feira (25) com a história de amor entre a pobre Pietra (Rayanne Moraes) e o herdeiro da Coroa Enrico (Bernardo Velasco).Escrita por Gustavo Reiz, a trama medieval traz em seu elenco – além de Rayanne e Bernardo – os ex-Globo Adriana Birolli e Eri Jhonson (que estreiam na Record), e nomes como Kadu Moliterno, Floriano Peixoto, Helena Fernandes, Esther Góes, Alexandre Barillari, Bárbara Borges, Gisele Itié, entre outros.
 Perfil dos Personagens
PRÍNCIPE ENRICO (Bernardo Velasco) – O herdeiro da Coroa de Belaventura. Filho do rei Otoniel. Apesar de ter a responsabilidade de herdar o trono, Enrico é um jovem que, em seu íntimo, não sente o menor prazer nos assuntos do governo. Ele gosta da simplicidade, das coisas mais comuns da vida. Grande admirador da natureza, das artes, das leituras. Quando pousa os olhos sobre Pietra, não tem dúvidas de que ela será sua esposa.
PIETRA (Rayanne Moraes) – Jovem camponesa de origem humilde e beleza estonteante. No começo da trama, é uma menina que vive feliz com sua mãe, Lucy. Quando a mãe desaparece, Pietra passou a viver com Biniek, que era músico e vivia bêbado. Todas as dificuldades a tornam uma mulher forte, combativa, que é obrigada a se defender de tudo e todos. É o início de sua trajetória em direção a um amor redentor.
LUCY (Larissa Maciel) – Mãe de Pietra. Camponesa bonita, determinada, amorosa com a filha. Mulher de personalidade forte. Possui um grande segredo, o que a faz odiar e temer os homens da corte.
BINIEK (Paulo Reis) – Músico decadente, entregue ao álcool e ao jogo. Foi responsável por destruir a vida de Pietra quando Lucy desapareceu e será uma constante ameaça em sua trajetória.
A Corte de Redenção
REI OTONIEL (Kadu Moliterno) – Homem virtuoso, justo e imponente. Com sua famosa espada Redentora, triunfou sobre exércitos, gigantes, bestas. O amor ao reino guiará seus passos. Vai entrar em conflito com o filho quando este colocar os próprios interesses acima dos desígnios da Coroa. Após perder a esposa, será fiel a ela, sendo apenas verdadeiramente feliz quando se vê imerso em lembranças. Para superar o sofrimento, Otoniel contará com o apoio dos filhos, vivendo uma bela história com eles.
RAINHA VITORIANA (Juliana Knust) – Esposa de Otoniel e mãe de seus filhos. Mulher bela, altiva e de grande carisma, mãe zelosa e exemplar. Assim como o marido é a figura masculina perfeita, Vitoriana é a referência para toda mulher do reino. Será assassinada por uma conspiração e estará presente com frequência na memória de Otoniel.
CARMONA (Camila Rodrigues) – Filha mais velha do rei e da rainha. Mulher bonita e altiva, mas um tanto amarga e frustrada, por ser a mais velha e não herdar a Coroa. Prometida ao duque Nodier, tem no conselheiro Cedric um verdadeiro pai, o que explica um pouco suas grandes frustrações, alimentadas pelo conselheiro real. Carmona considera o irmão um fraco sucessor para o pai e também costuma se desentender com a irmã Lizabeta.
LIZABETA (Adriana Birolli) – Moça esperta e inteligente, verdadeira, correta, aplicada nos assuntos do reino. Tem senso de justiça aguçado. Desconfia de Cedric e de todos os conselheiros que lhe parecem ambiciosos. Grande amiga do irmão Enrico, será uma grande aliada nos momentos mais importantes.
ACCALON (Paulo Lessa) – Jovem cavaleiro que chegará na vila como caçador de recompensa e se tornará o homem de confiança de Enrico. Bonito, atlético, imponente. Esgrimista excepcional, vencedor nas justas. Típico herói de cavalaria. Surpreende a todos por seus conhecimentos, mas desperta a desconfiança de Cedric, conselheiro real.
MARQUÊS CEDRIC (Giuseppe Oristanio) – Vilão da história. É a cobiça em forma humana. Sujeito ambicioso, sério, articulador. Teve o rosto queimado. Principal conselheiro e estrategista do reino, tem grande influência sobre as decisões do soberano. Para conseguir o que deseja – cada vez mais poder – Cedric não mede esforços. Muda de lado de acordo com seus próprios interesses.
NODIER (Thierry Figueira) – Sobrinho de Cedric, Nodier é prometido de Carmona. Jovem bonito, educado, vaidoso. Tem um fraco por bebida e jogatina, mas não é mau caráter como o tio. Prometido de Carmona, filha do rei. Diante dela, é respeitoso e gentil, mas não a ama.
MISTRAL (Leonardo Franco) – Conselheiro do rei. Sujeito de bom caráter, leal ao rei e à família real. Sempre fora um verdadeiro pai para os herdeiros da Coroa. Casado com Elia, nunca tivera filhos e sempre se dedicou mais à família real do que à própria esposa. Embora seja o servidor mais fiel, não possui o reconhecimento que Cedric costuma receber, o que, no fundo, lhe frustra um pouco. Mas Mistral é um homem honesto e incorruptível.
ELIA (Silvia Salgado) – Esposa de Mistral e antiga aia da rainha. Elia se torna uma figura materna para Enrico, Lizabeta e Carmona. É uma mulher bondosa e excelente servidora, mas esconde uma grande tristeza por nunca ter tido filhos.
CORINTO (Eri Jhonson) – Jogral do reino, bobo-da-corte. Responsável por distrair a família real, é, na realidade, uma verdadeira contradição. Pessoalmente, ele é um homem pessimista e até um pouco depressivo, desanimado com a vida.
SOLIMARA (Katia Moraes) – É a cozinheira da corte. Divertida e atrapalhada. É apaixonada por Corinto, o bobo da corte. Sabe tudo que se passa na corte e também tem um ótimo apetite para fofocas, mas sem maldade.
TAMAR (Lidi Lisboa) – Jovem bonita, delicada, educação aristocrática. Perfeita dama da nobreza. Pretendente de Enrico, Tamar vive com o tio, o avarento conde Páris. Conformada com sua situação, verá tudo mudar quando perceber que Enrico não a ama e quando sentir o coração bater mais forte pelo professor Dumas.
DUMAS (Bruno Padilha) – Principal mestre do reino de Belaventura, geralmente é responsável pela educação dos filhos de nobres. Seus dotes para a escrita vão torná-lo cronista da corte. Torna-se amigo de Enrico e se vê em delicada situação quando se encantar por Tamar, prometida do príncipe.
CONDE PÁRIS (Bemvindo Sequeira) – Conde extremamente avarento. Tio de Tamar, é um dos principais aliados do rei, por ser dono da maior fortuna de toda região. A avareza de Páris é conhecida por todos. O conde procura economizar a todo custo e tem no casamento da sobrinha a garantia de que sua fortuna jamais será diminuída, só aumentada.
INESITA (Iara Jamra) – Serviçal do conde Páris. Mulher trabalhadora, agitada, que se desdobra para atender as ordens do patrão. Inesita vai tentar acabar com a avareza do patrão.
A Corte de Valedo
CONDE SEVERO (Floriano Peixoto) – Vilão. Conde de Valedo, principal rival do rei Otoniel. Homem sério, ambicioso, determinado. Explosivo, articulador. O conde Severo é casado com Marion e pai de Brione, Jacques e Arturo. Frustrado com relação à sua posição, já que a esposa sempre quisera ser rainha de Belaventura, o conde está sempre conspirando contra o rei, na tentativa de entregar a coroa à mulher. A relação de Severo e Marion é doentia; ele é apaixonado por Marion, que é manipuladora e coleciona amantes.
MARION (Helena Fernandes) – Vilã. Esposa do conde Severo e prima do rei Otoniel. Mulher de aparência jovial, ambiciosa, bonita e sedutora. Manipuladora. Inconformada por não ser rainha de Belaventura, é uma mulher que fará de tudo para conseguir seus objetivos.
JACQUES (Leandro Lima) – Irmão de Brione, filho de Severo e Marion. Bom cavaleiro e jogador competitivo. Sujeito dúbio, de caráter duvidoso. Ao contrário do que seus pais esperam, Jacques não odeia Enrico e nem a família de Otoniel, mas procura defender a honra e os desejos da família.
BRIONE (Juliana Didone) – Filha de Severo e Marion. É inteligente, responsável e estudiosa. Critica a perseguição aos refugiados. Vai se apaixonar por Gonzalo, filho do refugiado Joniel, com quem vive um romance arrebatador. Ela ficará dividida entre os desejos de seus pais e os próprios sentimentos.
ARTURO (José Vitor Pires) – Garoto levado e esperto, é o filho mais novo de Marion e Severo. É o preferido de Marion, bastante mimado por ela.
LEOCÁDIA (Ester Góes) – Mãe de Severo, não gosta de Marion, mas tem paixão pelos netos. Vive com eles e procura influenciá-los de forma positiva. É a voz da experiência e da sabedoria.
LAURINDA (Anita Amizo) – Aia de Brione e sua principal confidente. Faz o papel de mensageira quando é preciso. Laurinda esconde um segredo – que lhe deixa nas mãos de Marion, que às vezes lhe obriga a fazer o que não quer.
FERNÃO (Victor Pecoraro) – Conselheiro e braço-direito do conde Severo, mas que normalmente cumpre as ordens de Marion. Suspeitam que é amante da patroa.
A vila dos plebeus
MATRIONA (Angelina Muniz) – É a dona da hospedaria da vila. Mulher escandalosa, espaçosa, mas correta e trabalhadora, maternal. Autoritária quando é preciso. Trata o filho Tácitus como criança, o que gera muito deboche dos que estão à sua volta.
QUIXOTE (Elcio Romar) – Marido de Matriona e dono da hospedaria. Sujeito honesto e bondoso, sempre animado e de bem com a vida. Otimista incorrigível, vê o lado bom das coisas mesmo quando elas estão péssimas. Simpático e carismático.
TÁCITUS (Alexandre Barillari) – Filho de Quixote e Matriona. É grande e parrudo, mas por trás daquela figura imponente está um garoto de bom coração. Quer ser um arqueiro, de acordo com as expectativas dos pais. Vai se encantar por Carmona e tentar ser digno do amor de sua dama.
GREGOR (Marco Antonio Gimenez) – Morador da hospedaria. Será arqueiro do rei, é bonito, aventureiro, jovial e falastrão, Gregor valoriza suas conquistas ao máximo. Seria um excelente arqueiro se não fosse por um detalhe: é medroso ao extremo.
DAROS (Ivan Mendes) – Vive na hospedaria e também será um dos arqueiros. É corajoso e excelente espadachim. É o mais vaidoso de todos. Sempre disputa as atenções e corações das damas com Gregor.
ARIELA (Letícia Pedro) – É uma pequena dama entre tantos cavalheiros que vivem na hospedaria. Menina bondosa, carismática e esperta.
SELENA (Gisele Itié) – Chegará no meio da trama e fará uma reviravolta na história. É uma mulher bonita, atraente e esperta. Enigmática, bem-educada, misteriosa.
FALSTAFF (André Mattos) – Dono da taverna. É ambicioso, prepotente, violento. Temido por muitos, pensa apenas em si próprio e não mede esforços para conseguir o que deseja. Como agiota, é implacável quando devem a ele e não pagam. É a personificação da maldade.
DULCINÉA (Anaju Dorigon) – Jovem bonita, porém muito maltratada pela vida. É explorada por Falstaff, com quem vive há anos. Ela tem um segredo, motivo pelo qual é chantageada pelo dono da taverna. Dulcinéa será amiga de Pietra.
JONIEL (Raymundo Souza) – Carpinteiro da vila. Homem bom, sério, digno, trabalhador. Vive com a esposa Tiana e o filho Gonzalo. Têm uma vida simples, porém feliz. Para proteger a família, esconde de todos do reino o fato de ser um refugiado.
GONZALO (Alexandre Slaviero) – Filho de Joniel e Tiana. É um jovem trabalhador de personalidade forte. Não se conforma com a perseguição a seu povo. Tem como objetivo de vida encontrar o bebê que fora roubado de sua família. Ele vai se envolver com Brione.
TIANA (Marcela Muniz) – Mulher de Joniel. É trabalhadora e humilde. Muito sofrida por ter perdido seu bebê, raptado logo após o nascimento.
MERLINO (Paulo Cesar Grande) – Físico do reino, é o responsável por cuidar da saúde da família real e dos nobres.
POLENTINA (Barbara Borges) – É dona do mercado. Mulher trabalhadora, que adora ser disputada entre os arqueiros e sonha em se aproximar da nobreza.
FUBALDO (Guga Coelho) – Irmão de Polentina. Cuida do mercado com ela. Sujeito trabalhador e honesto. Muito fofoqueiro. É a principal fonte de notícias da Vila.
BARTOLION (Paulo Gorgulho) – Homem velho e misterioso, guardião de muitos segredos de vários personagens. Ele se tornará um mentor para Enrico e Pietra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário